Barra do Itariri, simplicidade e aconchego para quem quer fugir do agito da cidade

15 de setembro de 2011 as 12:38

Caroline Martins – Redação Bahia.com.br
*Fotos: Tatiana Azeviche

A Bahia, conhecida pelo melhor carnaval do mundo, esconde pequenos lugarejos onde tranquilidade e sossego são características sempre presentes. Distante 168 quilômetros de Salvador, Barra de Itariri é uma pequena vila de pescadores que ainda mantém toda a beleza e simplicidade do seu estilo de vida rústico e nativo. O lugar é uma ótima opção para quem quer fugir do agito da cidade, apreciando a natureza e seus belos cenários, inclusive no Carnaval.

Desfrutar do mar e de seus benefícios é um dos principais atrativos para quem visita esse lugarejo, que reúne rios, manguezal, dunas, lagoas e muita mata atlântica em sua paisagem. O nome Barra do Itariri tem origem indígena e significa pedra miúda ou pedras que rolam. Deixando de lado a polêmica do nome, o consenso é a beleza marcante deste lugar.

A paisagem é encantadora e uma de suas maiores atrações é o encontro do rio com o mar, quando o Rio Itariri, que serpenteia o manguezal, vai a caminho do mar, fazendo uma curva graciosa e logo se misturando um ao outro numa perfeita harmonia. Isoladas pelas águas destacam-se as dunas que, salpicadas de coqueiros, completam o espetáculo. Na maré baixa dá para chegar às dunas a pé e passear pelas areias finas. Uma outra opção é quando a maré está cheia, tornando possível fazer passeios de lancha e praticar esportes naúticos como pesca, remo, canoagem e nado. Suas águas, sempre mornas e claras, são um convite irresistível ao banho. No rio também é possível desfrutar de outros prazeres, como ficar ao sabor das correntes que oferecem uma sensação de bem estar.

É nesse espaço também que se concentram as barracas de praia feitas de madeira e palhas, onde são servidos saborosos pratos de mariscos, especialidades da região e bebidas feitas de frutas tropicais, como mangaba, caju, acerola e cajá. Um deleite para quem gosta de apreciar uma boa culinária baiana e todas essas iguarias que o mar tem a oferecer.

E se você ainda tiver fôlego e quiser curtir um pouco mais desse ambiente naturalista, pode conhecer o farol que fica no alto de um morro e guarda a melhor vista da Barra do Itariri. De cima, avista-se os coqueirais e o mar, ao fundo, com seus tons de verde e azul – uma das mais belas paisagens do litoral baiano. O local é perfeito também para curtir o pôr-do-sol.

Para receber bem os visitantes, Barra do Itariri apresenta uma boa diversidade de meios de hospedagem, de um simples acomodações, cheias de aconchego, a ambientes de luxo. Há a opção de pousadas simples, hotéis, casas para alugar e até um resort.

Serviço

Como chegar

Para chegar, são 168 km de Salvador até Conde. Saindo da capital baiana, o visitante deve seguir pela Linha Verde (BA-099) e entrar à direita, 16 km após o entroncamento sinalizado de Palame. Segue-se por uma estrada de barro por mais 10 km.

Onde ficar

Hotel Resort Itariri
www.itariri-resort.com
Tel: (75) 3449-1142/3449-1212

Hotel Coco Beach
Tel: (75) 3449-1171/(75) 3449-1300
www.cocobeach.ch

Hotel das Bougainvilles
Tel: (75) 3449-1225

Pousada Bela Vista
Tel: (75) 3449-4013
Sites.uol.com.br/pousadabvista
E-mail:pousadabelavista@uol.com.br

Apoena Ecopousada praia
Tel: (75) 3449-1291
www.apena.ch

Onde comer

Restaurante Barra do Itariri
Tel: (75) 3449-4048

Bar e Restaurante Rio Mar
Tel: (75) 3449-4055

3 comentários

3 Comentários em "Barra do Itariri, simplicidade e aconchego para quem quer fugir do agito da cidade"

  1. Eu beatriz de santana magarão namoro um menino que os pais dele tem uma casa em itariri e eu fui em itariri e conheci a casa dele é um négocio lindo aquela casa, fiquei apaixonada pele casa e pelo segundo dono Ariel da silva carvalho. Eu te amo ariel… È puro love…

  2. Esse lugar e maravilhoso passei dias incriveis ai.vivi uma paixao intensa com um garota da barra,so que pedir o contato com ele.Sou de Esplanada BA e moro no Rio de Janeiro,vou passa as ferias ai se Deus quise.

Deixe seu comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Flickr
  • Orkut
  • You Tube
  • RSS
Disque Bahia Turismo Bahiatursa Secretaria de TurismoMinistério do Turismo