Sorveteria da Ribeira completa 80 anos de tradição e qualidade

4 de fevereiro de 2011 as 6:44

Marcelo Miranda – Redação Bahia.com.br

Foto: Rita Barreto / Setur

Falar de sorvete em Salvador é falar em Sorveteria da Ribeira. A tradicional casa comercial do Largo da Ribeira, que completa 80 anos, é destaque pelo seu premiado sorvete artesanal e localização privilegiada, com vista panorâmica para a Enseada do Tainheiros, em frente ao Terminal Marítimo do bairro e suas diversas embarcações.

“Servir melhor o cliente e oferecer cada vez mais qualidade artesanal ao produto é o objetivo deste ano especial para a casa”, afirma o proprietário Francisco Lemos, que destaca também a ampliação do lugar e o estacionamento próprio de 60 vagas para os clientes.

A variedade incrível de sabores chama a atenção, são aproximadamente 60 opções, destaque para as frutas tropicais do serrado baiano como o umbu, cajá, pinha e biribiri. O sorvete de biribiri, aliás, só é encontrado na Sorveteria da Ribeira. “Os soteropolitanos e os turistas brasileiros em geral variam muito de sabores, mas os turistas estrangeiros procuram em especial os sabores de coco e tapioca”, conta dona Socorro, atendente mais velha da casa.

É bem fácil notar nesta época do ano a diversidade do público. Muitos turistas vêm à Ribeira para se refrescarem do escaldante calor do verão baiano. Caso dos estrangeiros Dieltar e Gabrielle Vollwitz, moradores do norte da Alemanha, em uma cidade próxima a Hamburgo, que acompanhados do guia turístico Telman, apreciavam calmamente seu sorvete. “Trouxe os dois aqui, primeiro pelo forte calor da cidade, mas também por esta sorveteria fazer parte da história de Salvador”, conta o guia, completando que o casal adorou o sorvete de coco.

Foto: Rita Barreto / Setur

As amigas Ana Maria e Vera, de Blumenau, Santa Catarina, também estavam bastante curiosas em relação aos sabores. “Vou provar alguns sabores que não conheço, começando pelo de Mangaba”, contou Ana. As catarinenses visitaram a sorveteria seguindo recomendação de um hotel na Barra.

Chama também atenção no lugar os diversos certificados de qualidade entre top of minds, pesquisa de opinião pública, marketing e prêmios de veículos de imprensa e um mural de fotos com a visita de famosos ao local como: Ivete Sangalo, Lázaro Ramos, Isabela Filardis, Preta Gil, Jorge Portugal, Regina Casé, dentre outros.

Segundo Francisco, o domingo é o dia mais frequentado da casa e dos de verão chegam a levar 5 mil pessoas, durante todo o dia ao estabelecimento.Quem sabe uma boa chance para tomar um delicioso sorvete ao lado de Ivete, Lázaro ou Regina Casé.

4 comentários

4 Comentários em "Sorveteria da Ribeira completa 80 anos de tradição e qualidade"

  1. Olá!

    São pessoas como o Sr. Osmilson que lutam para diminuir o valor da brasilidade, da coisa feita pensada, com carinho, com amor.
    A Kibon é uma fábrica que faz sorvetes em imensas máquinas e pelo seu gigantesco alcance, pode ter um preço menor, mas existem também sorvetes deles de palito qque custam 5,6 reais…Independente do preço, feliz é o soteropolitano que mesmo que precise juntar 1 real por mês, pode se render aos sabores carinhosos e brasileiros de coco verde, rambutan, pinha… O dia em que a kibon atingir a competência da Ribeira, vou pensar em trocar 2 bolas por 1 litro.

    Axé!

  2. Sr. Osmilson

    Não somos uma indústria e sim uma sorveteria familiar que trabalha desde 1931 com sorvetes fabricados artesanalmente. Isso tem um preço. Não somos indústria e não fabrica mos massa de sorvete em série. Também não temos sabores artificiais. Nossos sorvetes são feitos da fruta com sabores que vem da natureza. Para ilustrar o processo de fabricação, todas as nossas frutas são compradas na feira, higienizadas com água potável, descascadas à mão, processadas em grandes recipientes e nossa sorveteria é freqüentada e vistoriada por instituições reconhecidas de higiene sanitária.

    Além disso, precisamos manter funcionários limpos, fardados e sorridentes. Os consumidores não abrem um frigorífico e saem carregando uma caixa de plástico. Em vez disso, entregamos sorrisos, gentileza e uma bela vista para a praia da Ribeira. Acreditamos no valor desse momento especial e aguardamos sua visita o mais breve possível.

  3. Osmilson Amparo em 7 de fevereiro de 2011 @ 13:48

    ACHO O SORVETE DA RIBEIRA MARAVILHOSO, MAS NADA JUSTIFICA O PREÇO TÃO ALTO E ABUSIVO, COBRADO EM DETRIMENTO DE UM POVO TÃO SOFRIDO E POBRE COMO O SOTEROPOLITANO. ACHO UM ABUSO SEM IGUAL SE COBRAR 7 REAIS EM DUAS BOLAS DE SORVETE. PREFIRO COMPRAR UM POTE DE 1 LITRO DA KIBOM POR 9 REAIS, É BEM MAIS JUSTO E TAO GOSTOSO QUANTO.

Deixe seu comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Flickr
  • Orkut
  • You Tube
  • RSS
Disque Bahia Turismo Bahiatursa Secretaria de TurismoMinistério do Turismo