Rio Vermelho: o coração boêmio de Salvador

18 de fevereiro de 2011 as 8:01

Leonardo Ferraz – Redação Bahia.com.br

Salvador é realmente uma cidade que encanta. Suas belezas naturais, as paisagens exóticas e os monumentos históricos fazem da primeira capital do Brasil um lugar especial para se visitar. No entanto, o local tem muito mais a oferecer. São festas, bares, boates e restaurantes que agitam as noites da cidade e promovem uma verdadeira mistura de ritmos e sabores que pode ser conferida no bairro do Rio Vermelho.

Largo da Mariquita Foto: Rita BArreto

Apelidado de boêmio, o Rio Vermelho tem tudo para cair no gosto dos apreciadores da boa música. O local é o coração da vida noturna de Salvador. Locais como o Tarrafa, o Bond Canto, a Borracharia, o Tattoo Music Hall e o Twist Pub promovem ótimos shows de rock e MPB, agitando a noite da galera presente. Outro fator positivo do local é a presença de diversos bares e restaurantes. Um mix gastronômico espera o turista no Rio Vermelho. Nos largos de Santana e da Mariquita, o turista pode experimentar um dos mais conhecidos quitutes da Bahia: o acarajé.

Bares como os do Novo Mercado do Peixe, além do Tom do Sabor, Padaria Bar, Yoko, Cien Fuegos e o São Jorge Botequim são outras ótimas opções de restaurantes para os quem curte as baladas.

De acordo com a mercadóloga Gabriela Lisboa, 25 anos, o bairro é um local de diversão e cultura. “Para mim, o Rio Vermelho é um bairro com excelentes opções nos ramos gastronômico, de music bar e boates. Por ser um lugar alternativo, me identifico pelas diversas opções de lazer, que agradam os gostos de diferentes pessoas, sem contar com a beleza histórica e natural relatada em obras de diversos artistas e autores, como Carybé e Jorge Amado”, declara.

GLS – O público gay também vem ganhando bastante espaço no Rio Vermelho, assim como em toda cidade. Já existem no bairro diversos bares, restaurantes e casas de shows dedicados a esses seletos e fiéis clientes. O exemplo mais recente de casa de show GLS é a San Sebastian. O local é bastante frequentado nas noites de quinta a domingo, levando ao público os mais diversificados estilos musicais. Mas a San Sebastian não é a única music hall do Rio Vermelho. Outras boates também recebem o público GLS, promovendo festas exclusivas e diversão a noite toda.

De acordo com Rodrigo França, 30 anos, proprietário do Tarrafa (uma das mais populares casas de shows do bairro), o público gay curte muito a noite boemia do local. “Acredito que o público GLS está presente em todo o Rio Vermelho, não só no Tarrafa, o que acaba promovendo uma grande mistura de personalidades”, disse.

Vale a pena dar uma passadinha no Rio Vermelhor e conferir de perto as sugestões do Verão Bahia.

Veja imagens da noite do Rio Vermelho:

Serviço:

Bares e restaurantes

Casa da Dinha do Acarajé
Rua João Gomes, 25 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-0525

Novo Mercado do Peixe
Largo da Mariquita, s/n – Rio Vermelho
Funciona 24h

Tom do Sabor
Rua João Gomes, 249 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3311-3300

Padaria Bar
Rua João Gomes, 43 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3018-4413

Yoko – Culinária Japonesa
Rua Borges dos Reis, 16 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-7701

Cien Fuegos
Rua Alexandre Gusmão, 60 – Rio de Janeiro
Tel: (71) 3334-7711

São Jorge Botequim
Rua Borges dos Reis, 16 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-8181

Pizzaria Colombo
Praça Colombo, 24 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3335-6900

Casas de shows

San Sebastian Salvador
Rua da Paciência, 307 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3012-5013

Tarrafa Botequim e Galeria
Rua da Paciência – Rio Vermelho
Tel: (71) 8742-8010

Borracharia
Rua Conselheiro Pedro Luís, 101-A – Rio Vermelho
Tel: (71) 3334-0091

The Twist Pub
Rua João Gomes, 95 – Rio Vermelho
Tel: 3334-1520 e 9113-5007

Bond Canto
Rua Lídio Mesquita, 51 – Rio Vermelho
Tel: (71) 3335-3737

2 comentários

2 Comentários em "Rio Vermelho: o coração boêmio de Salvador"

  1. o rio vermelho ele esta relacionado aos poetas artistas plasticos musicos e eternamente a nos boemios apaixonados pelas otimas noites que nosrenovam porisso seremos eternos boemios do rio vermelho de coração

Deixe seu comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Flickr
  • Orkut
  • You Tube
  • RSS
Disque Bahia Turismo Bahiatursa Secretaria de TurismoMinistério do Turismo